Competências:
I - a formulação, coordenação e execução das políticae planos referentes aos serviços públicos urbanos, coleta e destinação de lixo, limpeza e conservação de espaços públicos, arborização, feiras livres administração de cemitérios;
II - a regulamentação, controle e fiscalização doserviços públicos urbanos sob a responsabilidade da Secretaria;
III - a fiscalização das posturas municipais nas áreade responsabilidade da Secretaria, em articulação com os demais órgãofiscalizadores da Prefeitura;
IV - a organização, gestão, apoio à contratação e execução dos serviços de coleta, tratamento e destinação final de resíduosólidos;
V - a organização, apoio à contratação e execução doserviços de limpeza e conservação de vias, praças, monumentos, parques jardins e demais logradouros públicos, em articulação com a Secretaria dTransporte;
VI - a promoção, coordenação e execução das atividadede arborização e poda de árvores em vias e logradouros públicos;
VII - a concessão, autorização e fiscalização dfeiras livres, quiosques, ambulantes, festas populares, eventos e publicidadem locais e logradouros públicos;
VIII - a administração e manutenção de cemitérios coordenação dos serviços de sepultamento;
IX - elaborar o plano de zoneamento urbano acompanhar a sua aplicação;
X - planejamento e executar os serviços de iluminaçãpública;
XI - promover estudos visando à racionalização doserviços urbanos prestados pelo município, principalmente matadouro e coleta dlixo;
XII - executar atividade concernentes à elaboração dprojetos e obras pública municipais e aos respectivos orçamentos.
XIII- exercer outras atividades compatíveis com natureza de suas funções e que lhe forem atribuídas pela Secretária dAdministração e pelo Prefeito.